BLOG

AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS SOBRE A ALLMARK

As 20 marcas mais valiosas do Brasil, segundo o ranking BrandZ

CATEGORIA - POSTADO POR Allmark

São Paulo – As 20 marcas mais valiosas do Brasil somam quase US$ 50 bilhões, segundo a edição 2018 do ranking anual BrandZ Brasil, realizado pela WPP e Kantar. Lançada na Europa em 1964 e vendida no Brasil três anos depois, a Skol figura no topo da lista, com valor estimado de US$ 8,2 bilhões e crescimento tímido de apenas 1% entre 2017 e 2018.

Em seguida vem o banco Bradesco, que se manteve na segunda posição em relação ao ano anterior, mas com aumento vertiginoso de valor de 58%, atingindo US$ 7 bilhões de dólares. Em terceiro lugar aparece o banco Itaú, que subiu uma posição no ranking e hoje possui valor de US$ 6,1 bilhões de dólares, aumento de 42% comparado a 2017.

A única marca no TOP20 a perder valor (-22%) foi a Sadia, pertencente à BRF, que está envolta em incertezas. E duas integram a lista de líderes pela primeira vez: a Embratel (em 12º) e a Net (14º), ambas pertencentes ao grupo mexicano América Móvil.

Segundos os especialistas da Kantar, cinco princípios auxiliam no crescimento e sucesso de uma marca no Brasil e de quebra contribuem para aumentar seu valor: propósito bem definido, inovação, boa comunicação, experiência de marca e amabilidade (atributos emocionais). Veja também: 10 dicas para construir uma marca forte para o seu negócio

A cultura de inovação — avaliada pelos consumidores como investidas de marcas para surpreendê-los com algo novo — é um dos pontos fortes da líder Skol, e também da Globo, Natura e Itaú, segundo a BrandZ.

RankingMarcaValor 2018 (em US$)Valor 2017 (em US$)Crescimento
Skol8,26 bilhões8,14 bilhões1%
Bradesco7,01 bilhões4,43 bilhões58%
Itaú6,19 bilhões4,35 bilhões42%
Brahma4,47 bilhões4,38 bilhões2%
Globo4,31 bilhões4,12 bilhões5%
Antarctica2,97 bilhões2,85 bilhões4%
Bohemia1,60 bilhão1,57 bilhão2%
Sadia1,46 bilhão1,88 bilhão-22%
Ypê1,39 bilhão1,13 bilhão24%
10ºNatura1,35 bilhão1,25 bilhão7%
11°Ipiranga1,26 bilhão976 milhões30%
12°Embratel1,14 bilhãonão integrava a lista
13°Lojas Americanas1 bilhão731 milhões de dólares40%
14°NET939 milhõesnão integrava a lista
15°Porto Seguro922 milhões640 milhões44%
16ºVivo874 milhões775 milhões13%
17°Renner820 milhões684 milhões20%
18ºCaixa790 milhões703 milhões12%
19ºPetrobras788 milhões719 milhões10%
20ºPão de Açúcar768 milhões442 milhões74%

Fonte: https://exame.abril.com.br/marketing/as-20-marcas-...

PESQUISE GRÁTIS SUA MARCA